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PROJETOS SOCIAIS

CIDADANIA DIGITAL​

O projeto visa a construção de um processo de debate e avaliação crítica dos impactos que o mundo digital causa na vida humana. É fundamental uma atualização na cultura digital, tanto de adultos que cresceram sem internet, quanto de jovens que já nasceram com tecnologia digital.

 

Nesse sentido, a conscientização sobre o uso das novas tecnologias e sobre a regulação das plataformas se mostra cada vez mais indispensável. É nesse ambiente que os dados são coletados e utilizados sem que se saiba exatamente como os algoritmos estão programados para interagir com os usuários.

Por meio da qualificação de professores e demais atores envolvidos com os diversos níveis da educação - além da inclusão do letramento digital como um dos pilares da educação básica - seremos capazes de enfrentar os desafios que a humanidade se depara nesta nova era informacional.

Se tiver interesse em realizar uma formação ou palestra nesse tema, fale conosco que montaremos o formato ideal para seu grupo, sua escola ou sua empresa. 

PARA PAIS​ e PROFESSORES

As mudanças tecnológicas emergentes nas últimas décadas vêm impactando significativamente a sociedade, transformando a maneira como nós nos relacionamos e produzimos conhecimento e informações.

O letramento digital visa garantir o acesso e a educação digital básica, promovendo uma visão crítica acerca dos avanços tecnológicos e formando cidadãos para o uso consciente, ético, democrático e seguro das ferramentas e serviços dos espaços virtuais. Estas habilidades estão aqui nomeadas como Cidadania Digital.

Para promover o pensamento crítico necessário que implica avaliar a credibilidade, precisão e relevância das informações encontradas na internet, é fundamental formar cidadãos para desenvolverem a capacidade de distinguir entre fontes confiáveis e informações incorretas, identificando vieses e fazendo julgamentos informados.

 

A educação digital equipa os indivíduos com o conhecimento e as habilidades para proteger a si mesmos e suas informações pessoais on-line. Abrange a compreensão das configurações de privacidade, o reconhecimento de ameaças on-line como phishing ou golpes, a prática de hábitos de navegação seguros e o uso de senhas fortes e medidas de segurança. Ao serem alfabetizados digitalmente, os indivíduos podem proteger suas identidades on-line e se proteger de ameaças cibernéticas.

Ao adquirirem essas habilidades, os pais podem orientar seus filhos e supervisioná-los no uso interativo com o universo virtual. É importante que os pais se mantenham atentos às práticas de cooptação que ocorrem frequentemente nas plataformas de games, e também que possam dispor de conhecimento para identificar os discursos de ódio e outras narrativas que venham impactar negativamente a formação dos filhos.

Faz-se necessária uma atualização na cultura digital, tanto de adultos que cresceram sem internet, quanto de jovens que já nasceram depois do advento das tecnologias digitais e nunca experienciaram o mundo sem elas. Nesse sentido, o Letramento para a Cidadania Digital tem papel fundamental na conscientização sobre o uso das novas tecnologias e sobre a regulamentação das plataformas.

É preciso entender o cenário atual com suas múltiplas problemáticas, fazer perguntas e buscar respostas e caminhos para navegarmos no mundo digital com segurança. Por meio da qualificação de pais e professores e demais atores envolvidos com os diversos níveis da educação -  além da inclusão do letramento digital como um dos pilares da educação básica - seremos capazes de enfrentar os desafios que a humanidade se depara nesta nova era informacional.

Quer ajudar nossos Projetos Sociais?

PARA ALUNOS

A Geração Digital, nascida a partir de 2010, é marcada pela constante presença das tecnologias digitais, que funcionam como uma extensão de sua percepção e experiência do mundo. Essas tecnologias, como celulares e redes sociais, são portais de comunicação constantes, muitas vezes superando as interações pessoais em intensidade. Para essa geração, há uma equiparação entre o virtual e o real em termos de importância e validade na construção do sentido da vida, embora possuam características e implicações distintas.

No cotidiano da Geração Digital, a onipresença das tecnologias digitais apresenta desafios éticos, morais e estéticos, impactando a construção da personalidade e da subjetividade. O desenvolvimento individual é influenciado pelas interações tanto no espaço virtual quanto no real, apesar das diferenças entre esses domínios da realidade.

A sobreposição entre a imagem no "eu digitalizado" e o "eu real" é comum, com a primeira muitas vezes sendo construída com uma estética distorcida pelas redes sociais. Isso pode abalar a autoestima e a construção da personalidade, devido à dificuldade de discernimento entre a "realidade real" e a "realidade virtual".

Em um mundo guiado pela lógica da economia da atenção, onde as plataformas buscam capturar nosso foco, os efeitos negativos dessa busca pelo engajamento são visíveis na sociedade, incluindo isolamento, problemas de saúde mental, práticas de bullying e disseminação de desinformação.

IncubaRINO um caminho para concretizar projetos 

Se você tem um projeto social na cabeça, vontade de se dedicar a essa causa, mas não sabe como viabilizá-la, entre em contato conosco. O Instituto RINO tem experiência, oferece o suporte metodológico, formação a coordenadores e o apoio para a captação dos recursos.

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